1 E 2 Geração

domingo, 13 de dezembro de 2009

Biografia de Ana Paula Guimarães(Catuxa)



Ana Paula da Cunha Guimarães, de nome artístico Ana Paula Guimarães (Belém, Pará, 5 de julho de 1973) é uma atriz brasileira.

Foi considerada uma das paquitas mais carismáticas. Catu foi a primeira Catuxa do grupo paquitas. Ela fez parte da primeira geração, entrou em 1987 e saiu junto Louise Wicherman, em 1989, para tentar carreira solo, elas apresentariam um programa de TV, mas não deu certo, anos depois ela pediu para voltar e como o time de Paquitas estava completo, ela passou a atuar nos programas da Xuxa no exterior. Em 1992 Letícia Spiller deixava o programa e Ana Paula Guimarães voltou definitavamente para para o grupo e, como já existia a Catuxa Jujuba, Xuxa a apelidou de Catu, como é chamada até hoje. Ela deixou o grupo em 1995 junto com as outras meninas quando houve a troca de geração de Paquitas no Xuxa Park. Meses depois formou o grupo Tree Dance cantando a música "Volta" ao lado de suas ex-colegas Roberta Cipriani e Bianca Rinaldi. O projeto não deu muito certo e elas se separaram. Ana Paula Guimarães resolveu se dedicar a carreira de atriz, trabalhou em novelas da rede Globo e faz teatro. Acabou desistindo da carreira artísitica e hoje em dia trabalha como diretora assistente do Programa da Xuxa na Globo.

Novelas:

Pecado Capital (1998) — Elba
Malhação (1996—1997) — Nani
Cara e Coroa (1995)

"Catuxa"
Interpretada por Ana Paula Guimarães, Catuxa foi a quarta paquita a ser escolhida ainda no ano de 1986. "Catuxa", como foi chamada por Xuxa e Marlene Matos, era a menorzinha do grupo de paquitas da primeira geração. Vestia a fardinha vermelha juntamente com Pituxa Alemã. Foi também com Pituxa Alemã que ela saiu do grupo em 1989, vol,tando anos mais tarde atuando nos Progrmas da xuxa no exterior. Em junho de 1990, foi criado o Rala e rola, grande jogo para crianças de sete a 12 anos, apresentado por Faustão e a Catu foi sua assistente de palco no time roxo Catuxa da voltou para o grupo paquitas no Brasil entre os anos de 1992 e 1995, após a saída de Pituxa Pastel. Quando voltou, como já havia a "Catuxa Jujuba", ela nao pôde ser a Catuxa e foi reapelidada de "Catu". Catu deixou novamente o Grupo em, 1995 quando houve a troca de gerção das Paquitas, chegou a montar o Grupo Tree Dance com Bianca Rinaldi(Xiquita Bibi) e Roberta Cipriani (Xiquitita Surfista), o grupo não deu certo, ela se deidicou a carreira de atriz e acabou voltando a trabalhar com Xuxa, agora como assistente de Direção dos progrmas e especiais e filmes da loura. Ana paula voltou a vestir a fardinha de paquita no especial Xuxa 20 anos exibido em 200
6 pela Rede Globo.

2 comentários:

Unknown disse...

JUNTAMENTE COM A LUCIANA VENDRAMINI A MAIS LINDA DAS PAQUITAS. EU ERA APAIXONADO POR TI, ANA PAULA. BJÃO.

Anônimo disse...

ELA DISPUTOU COM LUCIANA VENDRAMINI, A VAGA DA PRIMEIRA CATUXA E FOI A VENCEDORA. ESSA MENINA MUITO BONITA, TINHA UM CARISMA E TANTO, NÃO PODERIA DEXAR DE SER ECOLHIDA. TAMBÉM ACHEI UM ERRO TEREM DISPENSADO A LUCIANA VENDRAMINI, ELA PODERIA TER CONTINUADO NO XOU DA XUXA, COMO PAQUITA, POIS SÓ PARTICIPOU DA MARATONA DE TESTES, E AO SAIR EM SEGUIDA ENTRARAM NOVAS GAROTAS. ESTA, A LUCIANA, ERA A MAIS LINDA DE TODAS, MESMO NÃO TENDO SIDO ESCOLHIDA AINDA HOJE É CONSIDERADA PELOS FÃS COMO EX-PAQUITA, AO SAIR POSOU NA PLAYBOY, FEZ UM SUCESSO MONSTRUOSO, SE ETERNIZOU COMO A NINFETA ANOS 80, FICOU MAIS FAMOSA QUE AS OUTRAS MENINAS QUE FICARAM PERMANECERAM NO XOU DA XUXA.

JOÃO R. SOUSA